Recomeçaram no dia 06 de novembro de 2024 após um período pandémico e inatividade até à presente data os ensaios da Animustuna. Um agradecimento a todos os tunos que se mostraram interessados em voltar e aos novos elementos que aceitaram abraçar o projeto. Um bem Haja!
Um pouco da Animustuna...
Animustuna do Centro Cultural do Campo é a nomenclatura atribuída em 2005 à existente Tuna Típica do Campo. Após readaptações de reportório e de novo fardamento o grupo, formado pela Tuna Típica do Campo, readaptou a nomenclatura, mais ao encontro da sua identidade! O grupo constituído por professor de música e voluntários apresenta-se ao público associado à Instituição de Utilidade Pública, do Centro Cultural do Campo, com o objetivo de proporcionar momentos culturais com o cunho Musical. Grupo misto maioritariamente jovem e dinâmico foi uma escola de aprendizagem musical, de união e de qualidade apresentada.
Animustuna, coração impulsionador de dinamismo do Centro Cultural do Campo fundiu tríade de apoio e comunicação entre Centro Cultural do Campo, Junta de Freguesia de Campo e Câmara Municipal de Viseu.
Marcou presença em dezenas de eventos da Comunidade local (Semanas Culturais, Encontros de Janeiras, Festas de Natal, momentos culturais nos arraiais populares, Mercados/Feiras medievais, Festas no Parque, …) e proporcionou dezenas de edições culturais/musicais na sede do Centro Cultural do Campo (Magustos, Aniversários, Ceias de Natal, Encontros de Janeiras, etc.).
Animustuna percorreu as inúmeras “artérias” do distrito de Viseu, com a sua música e boa disposição. Presença assídua nos eventos do Município de Viseu (Janeiras, Mercado de Natal, Festa das Freguesias e eventos no Parque Aquilino Ribeiro, Festas/Feiras no Mercado 2 de Maio, etc.). Pisou assiduamente os palcos da emblemática Feira de São Mateus.
Marcou presença em vários palcos de Portugal continental e em 2008 participou nas festas de São Vicente, na Madeira.
A sua presença alegre em palco continha uma dualidade cativante: simplicidade e exigência. 15 anos com remodelações e (re)adaptações assinaladas por marcas da grande vitalidade e qualidade.
Desde a pandemia, dadas as circunstâncias promulgadas, o grupo teve de cessar atividade e manteve-se inativo até à data. Estamos empenhados em (Re)erguer (Re)vitalizar (Re)organizar (Re)começar a atividade da Animustuna.